“Que o seu coração não se torne vaidoso por causa daquilo que sabes. Aconselha-te tanto junto do ignorante quanto do sábio. Porque não se atinges os limites da arte. E não existe artesão que tenha adquirido a perfeição. Uma palavra perfeita está mais oculta que a pedra verde. Encontra-se no entanto junto das criadas que trabalham na mo.”
O comentário de Confúcio sobre como ser um bom administrador, e o efeito provocado:
Chuansun Chih perguntou ao mestre:
– O que devo fazer para me tornar um homem superior e ser funcionário do governo?
– Deve respeitar as cinco qualidades mais elevadas e repelir as quatro nocivas.
– Quais são essas cinco qualidades elevadas?
– O homem superior é gentil sem aceitar subornos. Ele trabalha ao lado do povo sem dar motivos para ressentimento. Ele tem ambições mas não é avarento. Ele tem dignidade mas sem o orgulho indevido. Ele inspira respeito mas não é cruel.
– Em que, exatamente, podem ser aplicadas essas qualidades?
– Trabalhar para o bem-estar do povo não é ser generoso sem aceitar suborno? Se você desse o trabalho certo para a pessoa certa, alguém ficaria ressentido? Se um homem, através do desejo de preencher sua existência, alcança tudo aquilo de que é capaz, como poderá ser ele ganancioso? O homem superior sempre cumpre suas tarefas independente de sua dificuldade ou tamanho e assim nunca é indolente. Isto certamente é dignidade sem orgulho. O homem superior cuida de sua aparência. Ele usa suas roupas e chapéu de maneira apropriada e trata os outros com respeito. E graças à sua conduta sóbria, as pessoas têm grande consideração por ele. Nesse aspecto ele inspira respeito sem ser cruel.
– E quais são as quatro nocivas?
– Condenar um homem à morte porque ele falhou em sua tarefa sem ter recebido instruções corretas. Isso é crueldade. Esperar que um homem faça alguma coisa sem ser devidamente avisado. Isso é um desmando. Insistir que um homem se apresse para terminar seu trabalho quando recebeu instruções para realizá-lo meticulosamente. Isso é danoso. Prometer uma recompensa e depois concedê-la de má vontade. Isso é mesquinharia.
Outras dicas para um bom governo:
• Quando um superior é bom caráter, seus subordinados executam suas tarefas sem que precisem sequer receber ordens. Se for mau caráter, nem o trabalho realizarão quando as ordens forem dadas.
• Se ao menos algum governador me empregasse, teria minha vida resolvida em um mês. E em três anos teria todo o estado funcionando em plena paz.
Sobre governo, o mestre disse a Chung Yu:
• Apenas peça aos outros que primeiro façam o que você lhes ensinou.
Confúcio ressalta a necessidade do estudo e tece comentários sobre a atitude que geralmente adotamos:
• Estude como se jamais fosse aprender, como se tivesse medo de perder o que deseja aprender.
• É difícil encontrar um homem que queira estudar por três anos sem pensar em um emprego no final.
Alguns comentários profundos do mestre:
• Não suspeite de fraude e tapeação e ao mesmo tempo nunca deixe de estar alerta contra elas. Isso é necessário para quem deseja chegar ao topo.
• Aquele que é forte na bravura mas se queixa de sua pobreza causará problemas.
• Algumas pessoas podem ser persuadidas a fazer coisas que não são capazes de compreender.
Alguns comentários não tão profundos do mestre:
• Quando chega o inverno, podemos perceber que os pinheiros e os abetos são os últimos a murchar.
Ao pedirem mais conselhos sobre o governo, o mestre respondeu:
– Jamais se deixem abater.
O mestre comentou a respeito de Kung-tzuching, de Wei:
– Ele sabe como apreciar as coisas. Quando obteve sucesso pela primeira vez, disse: “Assim está absolutamente certo.” Depois que ficou um pouco mais famoso, disse: “Assim é absolutamente suficiente.” E depois que atingiu um sucesso estrondoso, disse: “Assim é absolutamente perfeito.”
A descrição de Confúcio sobre si mesmo e o julgamento que fazia de sua grande reputação:
– Aos quinze anos, só estava interessado em estudar; aos trinta, comecei minha vida; aos quarenta era presunçoso; aos cinqüenta compreendi meu lugar no vasto esquema das coisas; aos sessenta, aprendi a desistir de discutir; e agora, aos setenta, posso fazer o que bem entender sem acabar com minha vida.
Um funcionário da corte perguntou a Confúcio se o senhor Chao respeitava sempre os ritos e observâncias, e ele respondeu que sim.
Quando Confúcio se retirou, o funcionário disse:
– Tinham-me dito que o grande mestre Confúcio era um homem sábio, mas posso ver que não é. O senhor Chao violou as observâncias tomando para esposa alguém da própria família, e escondeu o fato dando a ela outro nome.
Quando Confúcio ficou sabendo disso, respondeu:
– Quando cometo um erro, pode estar certo de que todos ficarão sabendo.
O mais detalhado comentário de Confúcio revelando sua última teoria da moda:
– O homem superior não deve usar colarinho em tons de vermelho. As roupas para usar em casa não devem ser vermelhas ou violeta. No verão ele deve usar em casa uma túnica simples de juta. Sempre que sair de casa deve usar uma bata. No inverno pode vestir um roupão preto sobre um traje de lã. Se usar uma túnica sem tingimento, as roupas de baixo devem ser revestidas com pele de veado. Ao usar a túnica amarela, as roupas de baixo devem ser revestidas com pele de raposa. Quando em casa, deve usar outra túnica espessa e maior por cima da que utiliza para ocasiões cerimoniosas. Esta deve ter uma manga direita curta para que possa usar o braço. Para dormir deve sempre usar uma camisola que seja a metade de seu tamanho.
Em casa, suas túnicas devem ser forradas com pele de raposa ou texugo. Deve sempre usar todos os seus emblemas de patentes pendurados no cinturão, exceto em funerais. As roupas devem sempre ser bem talhadas, exceto em ocasiões de sacrifícios. Ao visitar alguém de luto nunca deve usar uma túnica costurada com lã nem chapéu preto. No primeiro dia do mês deve visitar seu príncipe em trajes formais. Quando estiver jejuando, deverá o tempo todo usar roupas limpas de juta.
Alguns estudiosos consideraram este comentário tão detalhado que constitui, de fato, uma genuína teoria da moda. Minha opinião pessoal é que este não é o caso, em virtude da ausência de princípios abstratos e certas contradições inerentes que permanecem sem solução. O quê, por exemplo, deveria usar o homem superior se estivesse presenciando um sacrifício em companhia de seu príncipe no primeiro dia do mês?
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