Henri Durville

É talvez a parte da iniciação que os adeptos têm mais velado, porque lhes fazia compreender a justiça e a bondade, que presidem a todas as coisas. Esta doutrina, incessantemente transmitida sob o cetro do segredo, é a única que dá inteira satisfação ao sentimento de justiça inato no homem. Plutarco resume este ensinamento com a legítima altivez do iniciado, quando diz: " O vulgo crê que não existe mais nada além da morte. Para nós, iniciados como todos somos nos ritos secretos de Baco e testemunhas destas cerimônias santas, sabemos que existe um futuro".   51 Este futuro era muito explicitamente demonstrado. Segundo as lições secretas, a alma existia antes do corpo, e estava em vista de um aperfeiçoamento para o qual era submetida às encarnações sucessivas, que a punha em constante e cruel contato com a matéria. Esta matéria devia acabar por ser submetida; mas antes era preciso que ela fosse dominada pelo espírito, que ela se destacasse tão completamente quanto possível. Depois da morte, um julgamento se produz em que a alma, única responsável, é a única a dar contas sobre o emprego feito por ela das possibilidades da vida. Se a sua conduta neste corpo teve como resultado o melhoramento da vida espiritual, a alma será chamada a subir e se aproximar dos deuses felizes com os quais partilhará mais tarde as alegrias imortais. Se o julgamento é desfavorável, enceta uma regressão e a alma é chamada às reencarnações penosas, mesmo no corpo dos animais, até que se purifique por seu próprio julgamento, por seu próprio esforço. Lá não cessa o efeito do julgamento. Entre as reencarnações, a alma já sofre penas e alegrias. Existe um Inferno, o Tártaro, onde residem as almas. Sob um aspecto bastante diferente do Amenti egípcio, há sempre um lugar de castigo e sofrimento. Os grandes culpados sofrem tormentos que os poetas tornaram célebres e assim Tântalo serve aos deuses um abominável festim e sofre as torturas da fome, no meio de todas as tentações de um festim soberbo. Por outro lado, as almas virtuosas vivem nos Campos Elísios, regozijando-se dos propósitos engenhosos, dos hinos, das danças sagradas e de tudo que eleva o coração e o espírito.   52 Os mistérios ensinavam, pois, uma superior moral, feita para divinizar o homem, dar-lhe a mais alta consciência de seus deveres e de sua personalidade. Não era mais constrangimento, porém por escolha, que queria praticar a virtude. Procurava o seu caminho para as alturas divinas; achava-se em companhia dos iniciados como ele, e a sua alegria não devia ter fim.

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