“Que o seu coração não se torne vaidoso por causa daquilo que sabes. Aconselha-te tanto junto do ignorante quanto do sábio. Porque não se atinges os limites da arte. E não existe artesão que tenha adquirido a perfeição. Uma palavra perfeita está mais oculta que a pedra verde. Encontra-se no entanto junto das criadas que trabalham na mo.”
Camilo Castelo Branco
Se errei, foi meramente em política e governo.
— Que tem o senhor frei Tomás com políticas e governos? — obstou o abade. — que anda aqui o estudante de filosofia a pespontar de repúblico, assim a modo de reformador do mundo? Vossa paternidade não sabe que os revolucionários do porto são os pedreiros-livres?, os jacobinos?, os inimigos de deus e do rei?, do trono e do altar? Responda a isto!
— Em frança, onde os jacobinos se geraram, há deus, há rei, altar e trono-replicou brandamente o colegial, amenizando a contradita com o tom doce das palavras.
— Que vem a dizer na sua? — que a mudança nas instituições humanas não pode abalar as virtudes da terra, e ainda menos as coisas divinas. Penso que um zelo indiscreto faz deus mais pequeno do que ele é.
— Zelo indiscreto o meu?-bradou o prelado crescendo para o frade. — a sua audácia é singular! Retire-se à sua cela, donde não sairá sem minha ordem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário