Lytton

Mejnour afirmava que achava um elo entre todos os seres pensantes, na existência de um certo fluido invisível e onipenetrante, que se assemelhava à eletricidade, mas era diferente das operações conhecidas deste misterioso agente, um fluído que ligava um pensamento ao outro, com a rapidez e precisão do moderno telegrafo, e a influência deste fluido, segundo Mejnour, estendia-se ao mais remoto passado, isto é, a todos os tempos e todos os lugares, quando e onde o homem tinha pensado. Se, pois, esta doutrina era verdadeira, todo o saber humano se tornava atingível por meio de um --médium" (isto é, um objetivo intermediário), estabelecido entre o cérebro de um pesquisador i ndividual e as mais longínquas e obscuras regiões no universo das idéias. Glyndon admirou-se de ver que Mejnour era adepto dos abstrusos mistérios, que os pitagóricos atribuíam à oculta ciência dos números.Porém, o jovem observava que Mejnour reservava para si o segredo das experiências que o admirado discípulo, guiado por ele, executara, assim como o últi mo e breve processo aplicado em cada uma destas experiências ficava incompreensíveis para Glyndon; e, quando este fez ao místico esta observação, recebeu uma resposta mais dura do que sati sfatória.- Pensa - disse Mejnour - que eu entregaria a um mero discípulo, cujas qualidades não estão ainda provadas, poderes que transformariam a face do mundo social? Os últimos segredos se confiam somente àqueles de cuja virtude o Mestre está convencido. Paciência! O trabalho é o grande purificador da mente; e os segredos se revelarão, pouco a pouco, por simesmos, à sua mente, à 5medida que ela for se tornando mais apta para recebê-los.Por fim, Mejnour declarou ao seu discípulo que estava sati sfeito com o adiantamento deste.- Aproxima-se, agora, a hora - disse-lhe - em que poderá transpor a grande, porém aérea barreira, e em que poderá enfrentar o terrível Guarda do Umbral. Continua trabalhando, continua dominando a sua impaciência para saber os resultados, até que possa sondar as causas.

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